quarta-feira, 25 de abril de 2012

MARCADOR IDENTITÁRIO
      Ah! Que rio maravilhoso o Rio das Flores. Era o que havia de mais importante na minha infância. Era a alegria dos meus dias, meus e dos primos e primas.
      Todo dia acontecia uma negociação entre nós e nossa "nona". Ela nos propunha alguns afazeres, em troca poderíamos nadar no rio, mas tinha hora marcada para voltar. Depois que estávamos lá, não existia ninguém que nos fizesse lembrar do combinado. Aliás, a 'nona" nos lembrava.
      Até hoje tenho na memória, ela descendo pela barranca do rio com uma varinha na mão para nos tirar de dentro da água.Acho que é por isso que demorávamos, só para vê-la preocupada conosco.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

memorial

Nasci em uma vila do município de São José do Cedro, SC. Entre essa e outras vilas, passei uma infância inesquecível com muitas primas e primos. Banhos de rios diários. Casinha em cima de árvores, esconde-esconde no potreiro, provocar quero-quero, pular de cima do paiol para mostrar coragem.
     Adolescência: escola, escola, estudo, provas, bailes, festas, namoros, muitos namoros, danças, amigos, amigas, viagens, cigarro(ñ mais),bebidas e por aí vai...Já pensando no futuro. Escolhas.
     Faculdade: estudo, festas, trabalho, trabalho, trabalho, dinheiro e, finalmente, a liberdade.Pensamento focado em objetivos nunca imaginados. Casa, carro, vida confortável. Alguns alcançado, outros nem tanto.Aulas orientando adolescentes, ensinando,participando de cursos e mais cursos. Sempre fazendo novas amizades e deixando outras para trás. Greves, lutas, insatisfação, vontade de desistir e começar tudo de novo. E assim passaram-se 28 anos de profissão.
     Agora: estudo, escola, casa, escola, alunos, colegas, festas. Só mais um pouco e tudo mudará. Uma outra estapa está para começar. Medo e insegurança voltam a atacar. Isso parece apenas um dia da vida. e esta vida é a minha.