ESTADO DE SANTA CATARINA
EEB OURO VERDE – 06788
SEDE OURO VERDE – GUARACIABA – SC
Plano de Ensino de Língua Estrangeira
INGLÊS
PROFESSORA
TANIA FÁTIMA DE ROCCO
ENSINO
FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS
ANO DE
2013
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Vivenciar
uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no
que se refere às novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo
sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir e as visões de seu próprio
mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e de seu próprio
papel como cidadão de seu país e do mundo.
METAS DA DISCIPLINA
v Fazer
da educação parte de um projeto de mundo e de sociedade possibilitando a
ampliação do universo cultural do educando promovendo a integração
interdisciplinar, oferecendo-lhes acesso a apropriação de conhecimentos de
outras culturas.
v Possibilitar
uma competência comunicativa que vise o desenvolvimento das quatro habilidades
essenciais da língua inglesa: reading, speaking, listening and writing.
v Ler
autonomamente diferentes textos, sabendo identificar aqueles que correspondem
às necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los.
v Reconhecer
as informações importantes contidas num texto, sua estrutura, elementos
coesivos, analisando-os linguisticamente, porém não perdendo o caráter
histórico-cultural desses escritos.
v Interpretar
textos lendo informações não explícitas e integrando dados com a própria
experiência ou conhecimento.
OBJETIVOS ESPECIFICOS POR SERIE (ANO)
6 ANO
Ø Reconhecer
a língua inglesa como instrumento de comunicação universal.
Ø Traduzir textos e diálogos
envolvendo as estruturas e o vocabulário conhecido quando trouxer benefícios
efetivos para o aluno.
Ø Oportunizar ao aluno se expressar em uma nova língua ampliando para
novas possibilidades de vivência.
Ø Ler e valorizar a leitura como fonte de informação e prazer utilizando-a como meio de acesso ao mundo do
trabalho e dos estudos avançados.
Ø Utilizar outras habilidades comunicativas de modo a poder atuar em
diversas situações.
CONTEÚDOS
ü Verb to be – affirmative , interrogative, negative form and PAST TENSE
ü Ordinal numbers
ü There is there are
ü Days of the week
ü Months of the year
ü Prepositions
ü Verb to can
ü Could
ü Simple present
ü Present continuous tense
ü Immediate future
ü Interrogative words
ü Possessive adjectives
ü Possessive case
ü Do and does
7 ANO
Ø Reconhecer
a língua inglesa como instrumento de comunicação universal.
Ø Traduzir textos e diálogos
envolvendo as estruturas e o vocabulário conhecido quando trouxer benefícios
efetivos para o aluno.
Ø Proporcionar a compreensão da
linguagem escrita através de textos, diálogos, exercícios e auto-avaliações.
Ø Possibilitar com o estudo da língua inglesa a participação do aluno no
mundo
globalizado
percebendo a influência deste estudo no
contexto atual.
Ø Reconhecer que o aprendizado de uma ou mais línguas lhe possibilita o
acesso a bens culturais da humanidade construídos em outras partes do mundo.
Ø Construir consciência lingüística e consciência crítica dos usos que se
fazem da língua estrangeira que está aprendendo.
Ø Construir conhecimento sistêmico, sobre a organização textual e sobre
como e quando utilizar a linguagem nas situações de comunicação, tendo como
base os conhecimentos da língua materna.
CONTEÚDOS
ü There are there is
ü Prepositions
ü Interrogative expressions
ü Simple present
ü Frequency adverbs
ü Verbs to be – to have
ü Advérbios de tempo
ü What ... the weather like?
ü Simple past
ü Regular verbs and irregular verbs
ü Vocabulary
8 SERIE
Ø Reconhecer
a língua inglesa como instrumento de comunicação universal.
Ø Conhecer o histórico e a formação
da língua inglesa.
Ø
Ø Traduzir textos e diálogos
envolvendo as estruturas e o vocabulário conhecido quando trouxer benefícios
efetivos para o aluno.
Ø
Ø Introduzir, ampliar e aprofundar
as estruturas básicas e as mais complexas da língua inglesa de forma gradativa.
Ø
Ø Possibilitar com o estudo da língua inglesa a participação do aluno no
mundo
Ø globalizado percebendo a
influência deste estudo no contexto atual.
Ø Compreender a função social da língua inglesa para o entendimento dos
seus aspectos
Ø
Ø Específicos bem como, para promover o processo de socialização.
Ø Compreensão da leitura e escrita da língua inglesa através dos diversos
usos da linguagem em seu cotidiano.
Ø
Ø Perceber o valor do conhecimento e o estudo de uma segunda língua como
meio de adquirir informação, troca de experiência, entretenimento,
desenvolvimento intelectual.
CONTEÚDOS
ü Revisão do Present Simple
ü Modal verbs
ü Revisão do Past Simple de verbos regulares e irregulares
ü Uso do Who, what, how many
ü Adjetivos: graus comparativos
ü Vocabulário referente à geofrafia e à descrição física de pessoas e
objetos
ü Descrição psicológica de pessoas
ü Present perfect com: ever- never-
alredy –recently-
ü Vocabulário referente a experiências pessoais e estado psicológico das
pessoas
ü Present perfect com since – e for
ü Revision verbs: present – past –
future
ü Uso de Will
Aulas expositivas e dialogadas, leituras diversas feitas pelo aluno e pelo professor, poesias, atividades de compreensão, exercícios de fixação, resumos, trabalhos em grupo, apresentação de trabalhos, musicas, pesquisas na internet, analise de filmes pertinentes ao conteúdo, livro didático, participação em projetos e concursos, utilização de vídeos e DVDs, participação em teatros.
CRITÉRIOS
GERAIS DA AVALIACÃO QUANTITATIVA
A
avaliação quantitativa não pode estar á frente da aprendizagem, suas ações
devem ser realizadas na perspectiva de continuidade (histórico-social) e do
confronto (memória), não esquecendo das etapas pelas quais o aluno passa, seu
ritmo e os critérios que estabelecem a aprendizagem. Ela também não pode se
resumir em julgamento de sucessos ou fracassos, mas sim compreender um conjunto
de atuações que têm a função de alimentar, sustentar a intervenção pedagógica.
Uma
disciplina comprometida com o desenvolvimento das capacidades dos alunos
encontra na avaliação uma referencia para a analise dos objetivos propostos, a
fim de que todos aprendam mais e melhor,
atingindo o nível de aprendizagem esperado.
E ainda,
para auxiliar na avaliação dos alunos, serão realizadas:
Provas,
Trabalhos
em grupos e individuais,
Pesquisas
em livros e na internet,
Escritura
e reescritura de textos apresentado ou sugerido.
Verificação
da aprendizagem escrita cobre conteúdos estudados.
Realização
de pesquisas em sala de aula.
Participação
nos debates e discussões.
FORMA DE
AVALIACAO QUALITATIVA
A
avaliação qualitativa dar-se-á através da observação quanto ao:
.interesse
e participação nas aulas,
.
respeito ao colega e ao professor, bem como ao ambiente escolar,
. atenção
e concentração nas explicações do professor,
.
participação nas brincadeiras e conversas somente nos momentos oportunos,
.
registro das aula e organização do material,
. empenho
na realização das tarefas propostas,
.
apresentação oral,
.
assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos.
.colaboracão
com aquele que necessita de ajuda,
. boas
maneiras ao dirigir-se aos outros,
.
colaboração para promover um ambiente de estudos.
Enfim,será
avaliado tudo aquilo que o educando apresentar como desempenho ou esforço
próprio para o crescimento pessoal.
RECUPERACÃO
PARALELA
A
recuperação paralela acontece na ultima semana do bimestre. Momento este em que
o professor oferece mais aulas expositivas e dialogadas com revisão dos
principais conteúdos e, principalmente, daqueles que não foram assimilados pelo
educando no momento oportuno. Praticam-se novas atividades de fixação e
compreensão escritas e orais
Após isso
é aplicada uma prova ou trabalho para que o professor tenha uma noção do índice
de aprendizagem sobre os assuntos estudados.
O
registro da recuperação paralela é feito no Diário de Classe com:
data,
registro
de presenças,
especificação
de conteúdos
registro de notas
Obs. O
sucesso da recuperação Paralela não dependerá somente do professor, mas também
da vontade e do esforço do aluno
Nenhum comentário:
Postar um comentário