ESTADO DE SANTA CATARINA
EEB OURO VERDE – 0678810
SEDE OURO VERDE – GUARACIABA – SC
PLANO ANUAL DE ENSINO
RELIGIOSO
PROFESSORA: TANIA FÁTIMA DE ROCCO
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS
ANO: 2013
ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO ESCOLAR
O Ensino
Religioso, constituído como disciplina curricular e área do conhecimento,
através de conteúdos próprios e metodologia adequada, visa proporcionar ao
educando o conhecimento dos elementos básicos que compões o fenômeno religioso,
as experiências e expressões da religiosidade humana em busca do sentido da
vida – que se constituem hoje em patrimônio cultural da humanidade - ajudando o educando a compreender o mundo e o
outro para melhor compreender a si mesmo, favorecendo o seu posicionamento ético,
respeitoso e responsável diante da vida.
METODOLOGIA
A
metodologia do Ensino Religioso deve garantir que todos os educandos tenham a
possibilidade de estabelecer um diálogo aberto e oportunizar para que na sala
de aula, educador e educandos realizem intercâmbios num profundo exercício de
respeito à alteridade.
As
atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas na disciplina de Ensino
Religioso partem sempre do convívio social dos educandos para que se valorize e
respeite a tradição religiosa trazida de suas famílias e assim salvaguarde a
liberdade de expressão religiosa de cada um. Dessa maneira os educandos terão
oportunidades para socializar seus saberes, adquirir e aprofundar novos conhecimentos
e participar de processos de possíveis desarmamentos pessoais e / ou coletivos
na busca e empenho de um entendimento mútuo, geradores de paz e compromissos
solidários numa comunidade cidadã.
AVALIAÇÃO
No Ensino
Religioso a avaliação é processual permeando, portanto, objetivos, conteúdos e
práticas didáticas do cotidiano educativo. Apresenta-se como um dos elementos
integradores entre a aprendizagem do educando e a atuação do educador na construção
do conhecimento.
OBJETIVOS
>
Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno
religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do
educando.
>
Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em
profundidade, para dar sua resposta devidamente informado.
>
Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das
diferentes culturas e manifestações socioculturais.
>
Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das
tradições religiosas.
>
Refletir o sentido da atitude moral, como consequência do fenômeno religioso e
expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano.
>
Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de
estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.
ano/série conteúdos metodologia avaliação
6º ano
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- Os sentimentos (amor/ódio, tristeza/alegria...).
- Sexualidade
- Ter, Ser, Poder (consumismo)
- Violência Intrafamiliar e Bulling.
- Direitos e Deveres das Crianças
- Valorização da Vida
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Textos, dinâmicas, murais, cartazes, vídeos, livro com a
história de sua vida, pesquisas, trabalhar a transdisciplinaridade.
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Será feita no decorrer de todas as aulas sendo observado
os seguintes fatores: participação, comportamento, desenvolvimento pessoal,
respeito, debates, produção de textos e ilustrações.
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7ºano
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- Espiritualidade
- Auto-conhecimento
- Religião e Corpo (textos diversos: Bulimia, anorexia,
drogadição, prostituição, etc.).
- Experiência Religiosa e Vivência
- Relacionamento Familiar e seus valores.
- Estudo das normas, crenças e doutrinas das principais
TR.
- A verdade que orienta as pessoas com suas crenças e
valores.
- Sistemas de valores determinando atitudes e comportamentos
em vista de objetivos religiosos na relação humana-familiar.
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- Pesquisar e refletir sobre as verdades presentes na
sociedade: verdades religiosas, cientificas e populares.
- Pesquisa teórica e de campo, murais, cartazes, música,
teatro, textos.
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Participação, respeito e valorização das atividades
propostas.
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8ª. SÉRIE
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- O limite e a busca do translimite (valores, regras e
conseqüências).
- A fundamentação da ética estabelecidos pelas TRs.
- Enfrentamento Religioso perante as diversas crises
(social, econômica e psicológica – perda e sofrimento).
- As religiões e a sexualidade.
- As respostas elaboradas pela vida além-morte pelas TRs.
- A influência religiosa nas fases da vida.
- Religião e Corpo (textos diversos: Bulimia, anorexia,
drogas, prostituição, etc.).
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Textos, dinâmicas, murais, cartazes, vídeos, pesquisas,
palestras.
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Será feita no decorrer de todas as aulas sendo observado
os seguintes fatores: participação, comportamento, desenvolvimento pessoal,
respeito, debates, produção de textos.
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