quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Plano de Ensino Religioso






                      ESTADO DE SANTA CATARINA
                      EEB OURO VERDE – 0678810
                      SEDE OURO VERDE – GUARACIABA – SC









                            PLANO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO






                      PROFESSORA: TANIA FÁTIMA DE ROCCO
                      ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS
                      ANO: 2013













                                                  ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO ESCOLAR

     O Ensino Religioso, constituído como disciplina curricular e área do conhecimento, através de conteúdos próprios e metodologia adequada, visa proporcionar ao educando o conhecimento dos elementos básicos que compões o fenômeno religioso, as experiências e expressões da religiosidade humana em busca do sentido da vida – que se constituem hoje em patrimônio cultural da humanidade -  ajudando o educando a compreender o mundo e o outro para melhor compreender a si mesmo, favorecendo o seu posicionamento ético, respeitoso e responsável diante da vida.



                                                METODOLOGIA


     A metodologia do Ensino Religioso deve garantir que todos os educandos tenham a possibilidade de estabelecer um diálogo aberto e oportunizar para que na sala de aula, educador e educandos realizem intercâmbios num profundo exercício de respeito à alteridade.
     As atividades de aprendizagem a serem desenvolvidas na disciplina de Ensino Religioso partem sempre do convívio social dos educandos para que se valorize e respeite a tradição religiosa trazida de suas famílias e assim salvaguarde a liberdade de expressão religiosa de cada um. Dessa maneira os educandos terão oportunidades para socializar seus saberes, adquirir e aprofundar novos conhecimentos e participar de processos de possíveis desarmamentos pessoais e / ou coletivos na busca e empenho de um entendimento mútuo, geradores de paz e compromissos solidários numa comunidade cidadã.



                                                AVALIAÇÃO

     No Ensino Religioso a avaliação é processual permeando, portanto, objetivos, conteúdos e práticas didáticas do cotidiano educativo. Apresenta-se como um dos elementos integradores entre a aprendizagem do educando e a atuação do educador na construção do conhecimento.





                                                

                                                  OBJETIVOS


     > Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando.
    
     > Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente informado.

     > Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais.

     > Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas.

     > Refletir o sentido da atitude moral, como consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano.

     > Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.



                   








 ano/série                         conteúdos                         metodologia                               avaliação


6º ano
- Os sentimentos (amor/ódio, tristeza/alegria...).
- Sexualidade
- Ter, Ser, Poder (consumismo)
- Violência Intrafamiliar e Bulling.
- Direitos e Deveres das Crianças
- Valorização da Vida
Textos, dinâmicas, murais, cartazes, vídeos, livro com a história de sua vida, pesquisas, trabalhar a transdisciplinaridade.
Será feita no decorrer de todas as aulas sendo observado os seguintes fatores: participação, comportamento, desenvolvimento pessoal, respeito, debates, produção de textos e ilustrações.
7ºano
- Espiritualidade
- Auto-conhecimento
- Religião e Corpo (textos diversos: Bulimia, anorexia, drogadição, prostituição, etc.).
- Experiência Religiosa e Vivência
- Relacionamento Familiar e seus valores.
- Estudo das normas, crenças e doutrinas das principais TR.
- A verdade que orienta as pessoas com suas crenças e valores.
- Sistemas de valores determinando atitudes e comportamentos em vista de objetivos religiosos na relação humana-familiar.
- Pesquisar e refletir sobre as verdades presentes na sociedade: verdades religiosas, cientificas e populares.
- Pesquisa teórica e de campo, murais, cartazes, música, teatro, textos.
Participação, respeito e valorização das atividades propostas.
8ª. SÉRIE
- O limite e a busca do translimite (valores, regras e conseqüências).
- A fundamentação da ética estabelecidos pelas TRs.
- Enfrentamento Religioso perante as diversas crises (social, econômica e psicológica – perda e sofrimento).
- As religiões e a sexualidade.
- As respostas elaboradas pela vida além-morte pelas TRs.
- A influência religiosa nas fases da vida.
- Religião e Corpo (textos diversos: Bulimia, anorexia, drogas, prostituição, etc.).
Textos, dinâmicas, murais, cartazes, vídeos, pesquisas, palestras.
Será feita no decorrer de todas as aulas sendo observado os seguintes fatores: participação, comportamento, desenvolvimento pessoal, respeito, debates, produção de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário