quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Plano de Ensino de Língua Portuguesa


ESTADO DE SANTA CATARINA
EEB OURO VERDE – 06788
SEDE OURO VERDE – GUARACIABA – SC








Plano de Ensino de
Língua Portuguesa






PROFESSORA TANIA FÁTIMA DE ROCCO
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS
ANO DE 2013

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ensinar a norma padrão de nosso idioma, respeitando as variações lingüísticas regionais, para que os educandos sejam mais bem inseridos na sociedade sendo capazes de expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos — tanto orais como escritos — coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados.
           METAS DA DISCIPLINA
v  Integração dos estudantes a partir de uma relação de troca, respeito, solidariedade e confiança.
v  Aprendizagem de novas formas de verificação da realidade, encarando o igual/diferente como algo a ser compartilhado e discutido.
v  Formação de cidadãos que exponham suas idéias com clareza, apresentando opiniões e argumentos pertinentes.
v  Posicionamento individual construído à partir de uma visão crítica e ampla dos aspectos sociais e capaz de promover, no âmbito social, um movimento de consciência, reflexão e mudança.
             OBJETIVOS ESPECIFICOS
6 ANO
Ø  Garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade.
Ø   
Ø  Conduzir o aluno, gradativamente, ao domínio da norma culta
Ø   
Ø  Incentivar o aluno a escrever implementando a prática da produção e interpretação de textos, sob uma perspectiva da língua como instrumento de comunicação.

Ø  Aprimorar a leitura oral, exercitando a partir de orientações sobre entonação ênfase.

Ø  Propiciar a desinibição, encorajar a expressão espontânea, estimular a fluência de idéias,criar o respeito mútuo, valendo-se de situações que levem o aluno a expressar-se oralmente. Da desinibição oral pode brotar a desinibição escrita.



CONTEÚDOS

     6 ano
1B – leitura de gêneros textuais, textos narrativos (fábulas, crônicas, lendas, poemas, bilhetes, acrósticos, charges, parodias, poesias, HQ), textos jornalísticos,( ano todo)
      - compreensão e interpretação de textos,( ano todo)
      - produção textual e reestruturação textual,( ano todo)
      - analise lingüística,
      - ortografia ( porquês, sc, SS, ç, c, z, s, x, ch,
      - pontuação
      - verbos (pessoa, numero, conjugação,
      - modo indicativo.

2 B – pontuação,
      - tonicidade da silaba (revisão)
      - acentuação (oxítona, paroxítona, proparoxítona,
      - pronomes do caso reto e obliquo,
      - sujeito e predicado ( noções)

3 B – verbos Indicativo (regulares e irregulares (noções )
      -  estudo ortográfico (eu-mim, mal-mau, onde-aonde)
      -  substantivo
      -  numeral,
      -  adjetivo

4B – pronomes de tratamento, possessivo,
      - artigo definido e indefinido,
      - sinônimo e antônimo,

     
7        ANO
Ø  Desenvolver alunos que tenham confiança em suas capacidades cognitivas, afetivas, éticas e sociais para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania.
Ø   
Ø  Despertar no aluno o interesse em relação aos mais eficientes tipos de textos e o desejo de lê-los por iniciativa própria.
Ø   
Ø  Estimular a capacidade de ouvir com atenção os argumentos de seus interlocutores.
Ø   
Ø  Dotar o aluno a habilidade de produzir trabalhos escritos cuja estrutura e organização permitam considerá-los como textos
Ø   
Ø  Apurar o senso crítico do aluno em relação ao seu processo de produção de forma que ele se predisponha a reformular seus textos, objetivando torná-los mais eficazes.


CONTEUDOS
    1 B – leitura ( contos, cartuns, fabulas, crônicas,charges, textos humorísticos)(ano todo)
           - interpretação textual, (ano todo)
          - produção de textos e introdução a textos dissertativos, (ano todo)  
          - texto publicitario

          - narração e seus elementos,
          - reforma ortográfica,

2 B – estudo dos porquês,
       - uso de a,à, há.
      - os três modos verbais,
      - agente da passiva,
      - estudo dos homônimos e parônimos,
      - conotação e denotação,
      - criação de poesias,

3 B – emprego da crase,
      - uso do hífen,
      - plural dos compostos,
      - regência verbal,

4 B – modo subjuntivo,
       - concordância nominal,
       - noções do modo imperativo


8SERIE
Ø  Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário
Ø   
Ø  Integrar-se pela leitura e escrita como fatores de informação, aprendizagem, lazer e arte. .
Ø   
Ø  Buscar selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.
Ø  Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
Ø   
Ø  Planejar, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas idéias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia;
Ø   
Ø  Promover condições para que o aluno se aproprie dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio;
Ø   
Ø  Garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para a sua melhoria.
Ø   
Ø  Desenvolver a capacidade do aluno para apresentar argumentos, expressando-os de forma eficaz através da linguagem oral.
Ø   
Ø  Levar o educando a incorporar ao seu comportamento social uma postura adequada às situações de diálogo argumentativo.

CONTEÚDO
      1 B – produção, leitura, interpretação  (poemas, poesias, crônicas, textos humorísticos, anúncios publicitários, contos, cartuns, fabulas, charges, reportagens e noticias )
        - analise sintática
        - período simples e composto,
        - reforma ortográfica,

2 B – os porquês,
       - uso de mal e mau,
       - agente da passiva,
       - homônimos e parônimos,
       - conotação e denotação,
       - figuras de linguagem
       - versificação,

3 B- emprego da crase,
      - uso do hífen,
      - regência verbal e nominal,

4 B – estrutura e formação das palavras,
       - radicais gregos e latinos,
       - questões ortográficas,





        
             
            METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadas, leituras diversas feitas pelo aluno e pelo professor, poesias, atividades de compreensão, exercícios de fixação, resumos, trabalhos em grupo, apresentação de trabalhos, musicas, pesquisas na internet, analise de filmes pertinentes ao conteúdo, livro didático, participação em projetos e concursos, utilização de vídeos e DVDs, participação em teatros.

              CRITÉRIOS GERAIS DA AVALIACÃO QUANTITATIVA
A avaliação quantitativa não pode estar á frente da aprendizagem, suas ações devem ser realizadas na perspectiva de continuidade (histórico-social) e do confronto (memória), não esquecendo as etapas pelas quais o aluno passa, seu ritmo e os critérios que estabelecem a aprendizagem. Ela também não pode se resumir em julgamento de sucessos ou fracassos, mas sim compreender um conjunto de atuações que têm a função de alimentar, sustentar a intervenção pedagógica.
Uma disciplina comprometida com o desenvolvimento das capacidades dos alunos encontra na avaliação uma referencia para a analise dos objetivos propostos, a fim  de que todos aprendam mais e melhor, atingindo o nível de aprendizagem esperado.
E ainda, para auxiliar na avaliação dos alunos, serão realizadas:
 provas,
trabalhos em grupos e individuais,
pesquisas em livros e na internet,
Escritura e reescritura de textos apresentado ou sugerido.
Verificação da aprendizagem escrita sobre conteúdos estudados.
Realização de pesquisas em sala de aula.
Participação nos debates e discussões.

FORMA DE AVALIACAO QUALITATIVA
A avaliação qualitativa dar-se-á através da observação quanto ao:
.interesse e participação nas aulas,
. respeito ao colega e ao professor, bem como ao ambiente escolar,
. registro das aulas e organização do material,
. empenho na realização das tarefas propostas
. atenção e concentração nas explicações do professor,
. participação nas brincadeiras e conversas somente nos momentos oportunos,
. apresentação oral,
. assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos.
.colaboracão e disponibilidade para com aquele que necessita de ajuda,
. colaboração para promover um ambiente de estudo em sala de aula.
Enfim,será avaliado tudo aquilo que o educando apresentar como desempenho ou esforço próprio para o crescimento pessoal.


RECUPERACÃO PARALELA
A recuperação paralela acontece na ultima semana do bimestre. Momento este em que o professor oferece aulas expositivas e dialogadas com revisão dos principais conteúdos e, principalmente, daqueles que não foram assimilados pelo educando no momento oportuno. Pratica-se novas atividades de fixação e compreensão escritas e orais.
Após isso é aplicada uma prova ou trabalho para que o professor tenha uma noção do índice de aprendizagem sobre os assuntos estudados.
O registro da recuperação paralela é feito no Diário de Classe com:
data,
registro de presenças,
especificação de conteúdos
 registro de notas
Obs. O sucesso da recuperação Paralela não dependerá somente do professor, mas também do interesse e do esforço do aluno.



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